Horace Minner (1912 – 1993) foi um respeitado antropólogo estadunidense doutorado pela University of Chicago. Autor de livros como “Cultura e Agricultura”, “Cidade na África Moderna”, entre outros. Porém, ele é igualmente famoso pelo ensaio satírico discutido nessa resenha.
“O Ritual do Corpo entre os Sonacirema” aborda de forma filosófica o estilo de vida desse grupo norte-americano obcecado pela magia e com crenças pouco usuais. Segundo ele, o cuidado com a saúde e a aparência é uma característica marcante da cultura desse povo, para cuidar de seus corpos os Sociaremas fazem rituais e cerimônias com tendências masoquistas.
Horace descreve os aspectos cerimoniais dessa tribo, segundo ele boa parte do dia dessas pessoas é ocupada por rituais mágicos. Em todas as casas há um santuário, nele há um grande número de poções mágicas e feitiços, que são obtidos por profissionais da área. Neste espaço são praticados rituais secretos e privados. Diariamente os membros da família fazem um breve rito de ablução nas águas sagradas encontradas em tal espaço. No ritual cotidiano do corpo, homens arranham e laceram seus próprios rostos. Mulheres assam suas cabeças em fornos por, em média, trinta minutos.
O antropólogo descreve também sobre o cuidado com a boca, que é uma preocupação constante para essa sociedade. Para evitar o apodrecimento dos dentes e atrair amigos, os membros são sujeitos a rituais de tortura anualmente. Os “homens-da-boca-sagrada” - especialistas da área - utilizam ferramentas como furadores, sondas e agulhas. Com elas alargam quaisquer buracos que tenha nos dentes e depositam materiais mágicos nos mesmos.
É importante destacar também que o autor cita o latipsoh. Quando ficam doentes, os nativos procuram este local em que são realizadas cerimônias extremamente violentas em troca de ricos presentes ao zelador. Mas por estranho que pareça, adultos esperam ansiosos para recebem tal purificação ritual; o que deixa ainda mais visível à tendência masoquista do grupo.
Ao ler o texto, um homem moderno pode achar a cultura dos Sonaciremas repugnante ou coisa de louco. Mas o Minner está descrevendo os costumes americanos, com outras palavras. Os santuários são os banheiros, os “homens-da-boca-sagrada” são dentistas e o latipsoh o hospital. Quando vista pelo olhar de um desconhecido, ela pode parecer tão diferente quanto a de qualquer outro povo que às vezes são vistos como irracionais. Por isso, é importante aprender e entender a cultura de outros povos antes de julgá-los. O texto consegue tirar o leitor da zona de conforto de aceitar tudo o que vive sem questionamentos.
Publicado por Dayane Néri
muito bom.
ResponderExcluir