segunda-feira, 4 de julho de 2016

David McClelland e a Teoria das Necessidades Adquiridas



Nesta postagem apresentamos, através de uma pesquisa biográfica, quem foi David McClelland e a Teoria das Necessidades Adquiridas. Abordamos também a importância de compreender os tipos de necessidades dos membros da empresa, visando uma maior eficiência da mesma.

Quem foi David McClelland

O americano David McClelland (1917-1998) era um teórico da psicologia. Foi reconhecido por seu trabalho em motivação do sucesso e consciência. Ele também teve participação na criação do sistema de placar para o Thematic Apperception Test. Em 1987 o piscólogo recebeu o prêmio American Psychological Association por Distintas Contribuições Ciêntíficas.

A Teoria das Necessidades Adquiridas

Em 1961, David McCleeland apresentou, em seu livro “The Achieving Society”, a Teoria das Necessidades Adquiridas. As necessidades adquiridas são obtidas através da experiência de vida de cada um e a interação com outras pessoas e com o ambiente, portanto a hierarquia dessas necessidades é individual.

Para ele, todas as pessoas - independente de gênero, cultura ou idade - são movidas por três necessidades básicas: Realização, Afiliação e Poder. Em todos sempre há um tipo de necessidade predominante sobre as outras.

O quadro a seguir apresenta uma relação entre o tipo de necessidade, a descrição da mesma e as característica das pessoas que possuem tal necessidade como predominante.



Para David é importante examinar as pessoas da equipe para determinar qual dessas necessidades motivador é dominante em cada membro. Através do TAT (Teste de Apercepção Temática), analisa-se a personalidade, o comportamento e as ações passadas. Feito isso, torna-se mais fácil escolher qual o estilo de liderança mais apropriado e como devem ser atribuídos certos projetos. Designando-a ao trabalho certo se assegura de que elas se sentirão motivadas, envolvidas e felizes ao trabalhar; aumentando, consequentemente, a produtividade do funcionário.

McClelland estudou o perfil de administradores de sucesso e, concluiu que a maioria possui predominantemente a necessidade de poder e uma baixa necessidade de filiação.

Referências

Anexos

Escrito por Dayane Néri Fonseca

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