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O computador é uma ferramenta essencial na vida das pessoas; com nós, administradores, não poderia ser diferente. Vamos te ensinar a forma de deixá-lo mais produtivo e organizado, o que vai otimizar o seu tempo e tornar as suas atividades mais rápidas. Vamos lá?
1. Deixe apenas os programas que você realmente usa
No decorrer de nossas "vidas digitais", instalamos muitos programas que acabamos não usando. Dê uma olhada em quais você tem e deixe apenas os que são úteis. Além de aliviar a memória do seu aparelho, vai torná-lo mais rápido e organizado. Mas lembre-se: nem todos os programas podem ser desinstalados, por isso, antes de excluir um que você não conhece, pesquise qual a funcionalidade dele.
Nada de deixar todos os seus programas nela, nem as fotos das suas férias ou vários arquivos que você baixou por aí. Deixe apenas atalhos dos programas que você usa a todo momento. Quando precisar de um programa que não esteja na Área de Trabalho, basta digitar o seu nome na área de pesquisa no menu iniciar.
Quanto aos trabalhos que você está desenvolvendo agora, deixe cada um em uma pasta e a nomeie corretamente. Arquivos recebidos, pesquisas, tudo o que tiver de guardar referente a aquele trabalho, deixe dentro da pasta dele. Evite muitas subpastas, a ideia é simplificar. Enquanto você estiver trabalhando nele, pode deixá-lo na área de trabalho para não esquecer de concluí-lo.
3. Prefira serviços de streaming para ouvir música
Se você tem internet o tempo todo no computador, não há a necessidade mais de enche-lo de músicas. A melhor opção é usar um serviço de streaming, onde você pode ouvir as músicas que quiser sem ter que baixar. Eu, particularmente, recomendo o Spotify. Nele encontro quase todas as músicas que quero, as que não estão no serviço, posso tê-las em arquivo e ouvir pelo próprio aplicativo. Com isso, economizei cerca de 30% da memória do meu notebook.
4. Guarde as fotos bem organizadas.
Dentro da pasta de imagens, separe os anos por sub-pastas. Como no exemplo a seguir:
E dentro dessas sub-pastas, faça outras com a seguinte descrição: ANO, Nº DO MÊS, MÊS. Como na imagem abaixo:
Se houver um evento com muitas fotos que você queira salva-lo em uma pasta separada, separe por: ANO, Nº DO MÊS, NOME DO EVENTO. Exemplo: 2016 06 Meu casamento. Mas sugiro que não crie tantas sub-pastas, categorização em excesso acaba criando bagunça.
Pronto, basta você colocar as imagens dentro das pastas correspondentes. É interessante salvá-las também em um HD Externo para que você não as perca por algum acidente e, além disso, salvá-las na nuvem. Um ótimo serviço de nuvem é o Google Drive.
5. Organize seus e-mails de uma vez por todas
Sabe aquelas propagandas de sites que você não se interessa, mas chega a todo o momento na sua caixa de entrada? Hora de se desinscrever de todos eles, deixe apenas os que você realmente acompanhe. Os que você não conseguir fazer isso, coloque para que sempre sejam enviados para a caixa de Spam.
Faça o mesmo com os e-mail de redes sociais que você quase não usa. Melhor ainda se deletar o seu perfil delas, já que você não os monitora com a frequência esperada. Afinal, sua vida está exposta ali. Mas se não for sair, pelo menos se desinscreva de todos eles.
Isso requer um pouco de tempo, mas uma vez feita, o problema está resolvido para sempre. Pense sempre duas vezes antes de colocar o seu e-mail em qualquer site para não receber surpresas indesejáveis.
6. Deixe a sua pasta de Download sempre vazia
Se você baixou algum arquivo, faça o que tem que fazer com ele e mova-o para o lugar adequado. Caso não vá usá-lo novamente, delete-o. Evite encher o computador de arquivos desnecessários. Sempre revisando a pasta Download, estamos pensando duas vezes sobre os arquivos que estão sendo colocados no computador.
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